Sunday, May 07, 2006

Resiliência & Sagitário

Estava a ler um post sobre este artigo: http://www.giftfromwithin.org/html/reschild.html
e cheguei a uma conclusão que acho que vale a pena expôr aqui, e acho que exemplifica muito bem como a astrologia pode completar a psicologia.

Mas começando pelo inicio:

A capacidade de resiliência é a capacidade de se ultrapassar situações traumáticas, de abuso, dar a volta por cima e sair-se ileso (haverá definições mais completas no google para quem quiser ir mais fundo) .
As situações traumáticas podem ir desde violações físicas, abuso psicológico, ou simplesmente acontecer ter pais e crescer num contexto que não se adapta da melhor forma á personalidade e necessidades da criança em particular, como foi o meu caso. Uma peixa caída de páraquedas num contexto familiar de signos de terra e fogo com luas em água... é interessante. Fez-me desde o berço precisar de entender as pessoas á minha volta e entender o mundo para saber se eu era realmente um ET. Isto para dizer que a capacidade de resiliência serve para conseguirmos ultrapassar tudo o que nos acontece que parece não ir de encontro ás nossas necessidades. É uma capacidade importantíssima no dia a dia de toda a gente, mas muito especialmente em casos mais graves de trauma.

Uma das grandes questões que os psicólogos tentam desvendar é porque é que algumas crianças sofrem abusos e passam por situações traumáticas e apesar disso conseguem crescer e tornarem-se adultos positivos, produtivos, bem adaptados e com capacidade de nutrir emocionalmente os outros. Porque é que as pessoas reagem de formas diferentes á mesma situação?

Uma forma boa de encontrar a resposta para ajudar vítimas de trauma a tornarem-se capazes de se curarem é estudar os individuos que passam pelo mesmo trauma, sentem-no da mesma forma e que conseguem curar-se, e descobrir como é que eles o fazem para podermos aprender como funciona essa capacidade. As crianças resilientes têem as seguintes características em comum:

1- Há a presença de pelo menos uma pessoa que os apoia na sua vida
2- Esperança e optimismo face á adversidade
3-Uma personalidade agradável, social, activa, competitiva e emocionalmente nutritiva
4-Têem capacidades de resolução de problemas e vontade de aprender e ter sucesso
5- Vêem-se como vitoriosos em vez de vítimas e têem muita vontade de evoluir.
6 - Em alturas de tensão recorrem a um amigo ou passatempo como tratar de um animal de estimação, tocar piano, colecionar selos, ler, etc.

Lembro-me de ter ligo algo sobre Sagitários, os sortudos e sábios do zoodiaco, em que estes eram comparados aos patos a nadar num lago, parecem deslizar graciosamente pela água, aparentemente sem qualquer esforço, mas se olharmos mais fundo, debaixo d'água as patinhas deles mexem rapidamente, fazem o trabalho duro. Adoro esta imagem. Remete-me muito a escorpião, o signo anterior a sagitário, que é um signo de morte, de traumas, de coisas que estão ocultas, pantânos, coisas negras.. Sagitário ja viveu tudo isso, já morreu e renasceu, e encorpora muito bem as caracteristicas das pessoas resiliêntes! Sagitário tem fé, é orientado para o futuro e para a luz, é optimista, e atrai coisas boas.
Á superficie parecem sortudos, mas a verdade é que sorte não existe no Universo, as coisas boas são merecidas... afinal as patinhas deles estão a a trabalhar duro debaixo das águas escuras de escorpião. Ja ganhou consciência de que a morte não é um fim, é um inicio de uma fase melhor.

Acho que este é o segredo da resiliência, a fé, e a orientação para objectivos bons, como ensinar e ajudar os outros a ultrapassar os problemas. Ensinar é uma das palavras-chave dos sagitários. Ser intermediários entre o céu e a terra, luz e trevas.

É interessante que nos estados unidos é muito comum pessoas que passaram por problemas tal como ter um filho que morreu num acidente de carro por conduzir alcoolizado, ou alguém que está paralizado, ou alguem que é anão ou etc, irem a escolas e educarem aos outros sobre a sua situação, como motivadores para pessoas com o mesmo problema.

No comments: